fbpx Skip to main content

Como garantir o sucesso da pequena empresa?

Mesmo que a sua empresa esteja indo muito bem é possível garantir o futuro dela? Se ela está indo muito mal, é possível virar o jogo? Pouco importa a situação da sua empresa neste exato momento, tudo pode mudar.

Para isso você deve tomar algumas decisões que possam dar condições de sua empresa permanecer no mercado por mais tempo e até mesmo crescer, e crescer muito.

Muitas das conversas que tenho com os meus clientes empresários é sobre futuro, sobre o que eles querem fazer com a empresa deles e para onde eles querem levar a sua vida. Muitos (isso significa a maioria) não fazem nem ideia pra onde querem ir. Costumo sempre perguntar assim: Se você não sabe pra onde quer ir, qualquer lugar está bom, então?

Na mesma hora, quase que como um “tiro”, recebo um grande NÃO como resposta. Nenhum dos empresários se sentem conformados em ir para qualquer lugar, em aceitar qualquer coisa.

Mas como mudar isso? Como mudar essa situação de “não se conformar com qualquer coisa” com “não saber onde está indo”?

Eu costumo dizer que a situação deve passar por uma avaliação profunda dos objetivos pessoais e empresariais, e também da análise das atitudes do passado até agora.

Faça algumas perguntas para você mesmo para que possa definir o local que quer chegar, e também do  que te move para chegar lá. Divida o seu futuro (planejamento) em objetivos de curto, médio e longo prazo. Tenha ciência que você terá que estar disposto a fazer sacrifícios, se dedicar, persistir para alcançar aquele local que lhe traz prosperidade.

Siga esses passos para definir os objetivos:

  1. Defina seu objetivo de forma clara. Seja específico e em frases curtas. Exemplo: “faturar mais”
  2. O objetivo tem que ser mensurável. Exemplo: “Faturar 20% a mais que o mês de XX”
  3. Deve ser possível e alcançável. Não adianta colocar “Faturar 4.000% a mais que o mês XX se você sabe que isso é impossível”.
  4. É necessário ser desafiador, relevante. “pouco adianta traçar um objetivo que não te motive, que não trará resultados para sua vida e sua empresa”
  5. Determine um prazo para que isso ocorra. Não deixe a “meta aberta”, isso não funciona.
  6. Compartilhe com alguém e peça ajuda para monitorar o seu desempenho. Você precisa avaliar os resultados com frequência para tomar as devidas correções.
  7. De tempos em tempos, reinicie o processo e descreva novos objetivos.

Com um bom planejamento e principalmente motivado pelo amor você poderá  melhorar a situação em que se encontra. Todos sabemos que não existe como garantir o sucesso da pequena empresa, mas sabemos que é possível garantir o fracasso.

Na prática isso quer dizer: Não importa onde você está agora, mas sim para onde você está indo.

Sucesso, força e coragem sempre!

Um forte abraço.

Alexandre Silveira

Alê é um entusiasta que te ajuda a construir a empresa e a vida que você ama!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *