fbpx Skip to main content

Controle financeiro e Contabilidade: Ferramentas importantes para a pequena empresa.

A contabilidade para pequena empresa é indispensável, pois o contador é o profissional que está mais próximo e pode auxiliar de forma real os empresários.

Sempre lembrado como a primeira referência da pequena empresa, o contador é quem auxilia quando o empresário precisa de orientação sobre finanças, tributos, legislação trabalhista e outras informações pertinentes a Gestão de Empresas.

A manutenção de uma contabilidade adequada, que permita conhecer a realidade financeira do seu negócio, preferencialmente em tempo real e com utilização de softwares financeiros, é algo que poderá ser o diferencial e fazer você crescer e prosperar.

Você se destacará tendo um controle financeiro melhor e uma visão ampla organizacional, podendo tomar decisões pautadas em informações e não em suposições.

Qual os reais benefícios do serviço da contabilidade para pequena empresa?

É importante ressaltar que quando se tem uma visão do todo de uma empresa, fica mais fácil tomar decisões acertadas e também de prospectar um crescimento mais efetivo. Só por esse motivo já seria suficiente implantar os controles e seguir as orientações da contabilidade como um todo.

No entanto, acrescentando, irei destacar alguns benefícios que promovem o diferencial para a pequena empresa, são eles:

  • Conhecer os seus dados em tempo real;
  • Decisões estratégicas mais assertivas;
  • Previsão financeira;
  • Gestão mais eficiente;
  • Planejamento de metas e objetivos alcançáveis ou mesmo superáveis;
  • Controle geral dos custos, tanto para evitar desperdícios quanto para aumentar o lucro da empresa;
  • Possibilidade do contador em coletar dados diretamente do software do cliente.
  • Condução do cliente, feita pelo contador, ao entendimento das necessidades de controles para não ser surpreendido por autuações do fisco.

 

Desta forma, podemos compreender o quanto é importante o papel dos controles e também do contador para manutenção da saúde financeira de uma empresa, independente do porte dela.

 

Não depende do tamanho ou seguimento.

Qualquer que seja o seguimento ou o tamanho da sua empresa, mesmo no início, é indispensável que se tenha um controle financeiro efetivo.

Posso dar vários exemplos de empresas que se tornaram bem-sucedidas por implantarem um controle financeiro adequado. Aqui mesmo em minha Empresa Contábil tem um Salão de Beleza que deu um grande passo em suas finanças diminuindo os custos em 16,27% (em apenas 03 meses).

Apenas tendo cuidados diários, seguindo as nossas orientações e analisando as finanças. Foi uma grande dobradinha: Controles Financeiros + Contabilidade.

A contabilidade está sempre trabalhando para antever e resolver diversos problemas. Use e abuse dos serviços contábeis.

 

 

Dicas das atividades do contador para as pequenas empresas

O contador possui diversas atividades que auxiliam a empresa de forma bem produtiva, em todos os aspectos, desde o controle financeiro geral até outras atividades que serão listadas abaixo:

  • Realiza a abertura da empresa junto aos órgãos competentes;
  • Ajuda no melhor enquadramento tributário para a empresa, visto que este observará o faturamento e a atividade realizada para definir em qual será o melhor regime tributário;
  • Manter o registro da empresa atualizado e em conformidade com as exigências legais;
  • O contador poderá auxiliar na escolha do melhor sistema tecnológico para realizar o trabalho financeiro; (Conheça o Conta Azul).
  • Manter a organização os dados da empresa de forma geral, sem deixar qualquer dado financeiro de fora ou qualquer dado patrimonial;
  • Preencher, arquivar e organizar dos documentos da empresa, principalmente, apresentando novas tecnologias para arquivamento de arquivos XML e outros em nuvem;
  • Manipular a folha de pagamento garantindo todos os direitos e informações exigidas pelo fisco.
  •  Orientar sobre benefícios tributários e outros aspectos da legislação federal, estadual, municipal, trabalhista e previdenciário.

Obviamente que as tarefas foram mencionadas de forma generalizada, visto que é algo bem mais complexo, porém é importante compreender o quanto é indispensável um contador para manter a sua empresa em ordem.

 

Conclusão

Fica nítido que a empresa precisa definitivamente da figura do contador para que possa equilibrar as contas e realizar um trabalho significativo para administrar bem seu negócio, além de mantê-lo saudável financeiramente e com todas as informações prestadas ao fisco de forma adequada.

O contador é o profissional que mais produz informações que podem intervir em prol do benefício da empresa, visto que com base nos dados concretos, este pode nortear pelo caminho melhor. Siga as orientações de seu contador.

Assim, a contabilidade para pequena empresa não é só essencial, mas também é algo que irá te auxiliar a melhorar a gestão da sua empresa e te conduzir a compreender desse novo momento da economia e das novas tecnologias que as pequenas empresas precisam se adequar.

 

Ficou com alguma dúvida? Entra em contato.

 

OBSERVAÇÕES

1) Tem dúvidas que a contabilidade pode ajudar? Eu te desafio a seguir por apenas um mês toda a orientação de uma Empresa Contábil séria e a perceber os resultados. Depois podemos tomar um café e discutir seus avanços.

2) É meu cliente e quer agendar uma conversa pra entender um pouco mais sobre as formas que podemos lhe ajudar? Fica super a vontade, estou ansioso esperando o seu contato.

3) Se quer implantar o Conta Azul em sua empresa, entre em contato e peça um Link Promocional. Nós indicamos aos nossos clientes licenças que tem até 50% de desconto.

 

Um grande abraço.

Alexandre Silveira

Alê é um entusiasta que te ajuda a construir a empresa e a vida que você ama!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *