fbpx Skip to main content

Gestor precisa entender de gestão!

Sabemos o quão corrido é o dia a dia dos proprietários de pequena empresa no Brasil, mas já parou para pensar que alguém precisa gerir a sua empresa? E, adivinhe só, esse alguém é você.

Você abre sua empresa, limpa todo dia pela manhã e todo dia pela noite. Passa o dia atendendo clientes.  Quando consegue, se ausenta 15 minutos para um almoço rápido. Ao final do dia, verifica se tudo está dentro do normal, checa rapidamente o quanto faturou, fecha as portas e dorme já pensando nas obrigações de amanhã.  

Talvez seja a hora de você começar a delegar tarefas, falando nisso, selecionamos algumas dicas para você gerir melhor a sua empresa. 

 

Delegue tarefas 

Um bom gestor sabe quando deve se envolver em algum assunto ou deixar que algum contratado se responsabilize pelo mesmo. Quanto mais a sua empresa cresce, mais obrigações ela possui, seja com funcionários, clientes ou fornecedores. Não importa. Chega um ponto onde você precisa aprender a delegar tarefas e confiar nos funcionários que possui.  

 

Contrate melhor 

A contratação é um dos momentos mais importantes da empresa, tenha em mente que sempre que estiver contratando alguém, essa pessoa precisa, além de ter consciência sobre sua função operacional, também ter responsabilidades sobre outros fatores: 

  • Ela precisa trabalhar como se fosse a própria proprietária do negócio, funcionários que só chegam no estabelecimento para cumprir suas horas e ir embora tendem a não ser bons contratados e vão trocar de emprego assim que surgir alguma outra oportunidade. 
  • Ela precisa ter responsabilidade, precisa ser uma pessoa onde você delega uma função e possa confiar que ela desempenhará a mesma com o mesmo nível de qualidade que você faria. 

Utilize a tecnologia a seu favor 

Você já possui responsabilidades demais como proprietário, não é o ideal que tudo que precise ser catalogado seja feito de forma manual. Invista em softwares de gestão. Esses com certeza se pagarão e deixarão sua gestão bem mais fluida.  

 

Estude muito, e também encontre momentos para relaxar 

Um bom gestor está sempre atento às variações do mercado, a novas tecnologias e aos concorrentes. Domine seu mercado, se cerque de tabloides, blogs, jornais, revistas e respire o mesmo ar que seu mercado respira, dessa forma, ficará difícil algo escapar a sua visão, você conseguirá tomar decisões mais rapidamente, além de conseguir enxergar possíveis oportunidades no mercado. 

Mas não seja devorado por isso, você também precisa descansar, ou no fim sua mente não estará apta a raciocinar como deveria. Encontre momentos de lazer para ler sobres outros assuntos, ver filmes e séries que te façam rir e relaxar.

Encontre o balanço ideal para você. 

Como reflexão final eu questiono: É possível garantir o sucesso da pequena empresa?

Veja AQUI a minha opinião.

 

Abraços!

 

Alexandre Silveira

Alê é um entusiasta que te ajuda a construir a empresa e a vida que você ama!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *