fbpx Skip to main content

Importância do controle financeiro para a pequena empresa.

Você já parou pra pensar quanto dinheiro está perdendo só por não controlar as suas finanças? Se eu te falar que resolver isso só depende de você, isso te assusta?

A maioria das pequenas empresas acabam pecando no item controle financeiro, perdem dinheiro e também deixam ganhar por tratar as finanças com descaso. Veja aqui nesse artigo informações que podem ajudar você a melhorar o controle das suas finanças de forma simples e barata.

 

Importância do controle financeiro para a pequena empresa.

 

Controlar o fluxo financeiro da sua empresa pode até parecer trabalhoso no início, mas os benefícios que aparecem com o tempo vão te poupar muito dinheiro.

Apesar de básico e primordial em qualquer corporação que vise lucros, a prática do controle financeiro ainda é ignorada por muitos pequenos empresários no Brasil, seja por achar que o processo é custoso, que demanda muito tempo, ou por simplesmente não dividir a pessoa jurídica da pessoa física, fato é que a grande maioria das empresas que não fazem esse controle acabam por falir muito antes do seu primeiro ano de vida.

Então, se você é um pequeno empresário, fique de olho nessas dicas:

 

Separe o pessoal do profissional

A partir do momento em que você abre uma empresa, enxergue-se como um empregado de si mesmo. Você pode e deve ser o colaborador mais bem pago dessa companhia, mas se você insistir em “tirar dinheiro do caixa” para pagar assuntos pessoais, sua empresa nunca vai respirar como deveria.

Isso é necessário porque a sua empresa necessita de um fluxo de caixa saudável, para arcar com as obrigações mensais e com as de longo prazo. Quando você não tem esse controle, você precisa hora tirar dinheiro da companhia para assuntos pessoais, hora tirar dinheiro do bolso para arcar com os problemas da empresa.

 

Utilize um software para te ajudar

Hoje existem milhares de softwares que auxiliarão nas tarefas financeiras, pagos e gratuitos. Esses são ferramentas poderosas que, quando bem empregadas, te pouparão muito tempo e dinheiro, não só no controle de caixa como também para emissão de notas, pagamento de funcionários, etc.

Na Caesc Contabilidade o software que eu recomendo aos meus clientes é o Conta Azul, tem preços acessíveis e com muitas funcionalidades. Ele faz integração com as contas bancárias e o processo de conciliação das despesas e receitas é automático. Além disso, o software é em nuvens, emite notas fiscais e tem diversos relatórios que realmente podem  ajudar. A parceria entre o Conta Azul e a Caesc Contabilidade tem sido excelente para os meus clientes, inclusive já temos status de Parceiro Ouro, onde tem vários benefícios para o escritório e para o cliente de nosso escritório.

 

Quer aprender mais sobre finanças para a pequena empresa? Clica na imagem e veja o artigo: 03 Passos essenciais para o controle financeiro da pequena empresa.

Falando em poupar dinheiro…

Se você não controla, você não consegue rastrear para onde o seu dinheiro está indo. Você pode até ter uma ideia, na sua cabeça, mas já parou para pensar o quanto dinheiro você pode estar desperdiçando em coisas banais? Como esquecer de pagar uma conta e ter que arcar com os juros, ou não fazendo uma programação adequada das contas à vencer de acordo com seu fluxo de caixa, ou até mesmo ter noção o quanto custa aquela lâmpada acesa que você esquece toda noite?

A regra é simples e você só precisa controlar e planejar.

 

Defina seus objetivos, coloque tudo no papel (preferencialmente em algum software) e faça as contas. Com controle e planejamento sua empresa irá prosperar e você chegará mais longe.

 

Se quer ajuda para melhorar os controles de sua empresa, entra em contato comigo ou deixa uma mensagem aqui.

 

Um grande abraço!

Alexandre Silveira

Alê é um entusiasta que te ajuda a construir a empresa e a vida que você ama!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *