fbpx Skip to main content

MEI precisa de controle financeiro?

Sim. Mesmo sendo uma categoria inicial de empresa é obrigatório que o MEI possua controles financeiros. Como fazer um controle financeiro do MEI sem sofrimento?

Esse controle pode ser feito apenas com o relatório mensal das receitas brutas (acesse AQUI o modelo da Receita Federal) ou um controle mais amplo, melhor (mais recomendado).

O MEI poderá fazer os controles das finanças de várias formas. Pode ser anotando tudo em uma agenda, registrando tudo o que vende e tudo o que gastou; ou pode ser utilizando uma planilha ou uma ferramenta eletrônica de controle financeiro.

O controle que eu recomendo é o controle diário e feito em ferramenta eletrônica de controle financeiro. Esse controle poderá ser semanal, quinzenal ou até mesmo mensal, dependendo da necessidade do seu negócio.

Se você tiver uma loja ou algum tipo de comércio, por exemplo, pode controlar diariamente as vendas, fazendo o fechamento do caixa todos os dias.

Com essa atitude, você conhecerá exatamente o que acontece com o dinheiro de sua empresa. Saberá o que entra e sai. De onde veio o dinheiro e pra onde ele foi. Essa entrada e saída do dinheiro chamamos de FLUXO DE CAIXA.

Conhecer o seu fluxo de caixa possibilita que você melhore o seu planejamento financeiro e  melhore as estratégias de sua empresa. Além disso, você irá tomar decisões baseado em dados reais, e não aquilo que está somente em sua cabeça.

As ações que podem ser planejadas com o controle financeiro são inúmeras, entre elas:

  1. Planejar a compra de novos equipamentos;
  2. Ampliar o estoque;
  3. Manter um saldo de caixa para ter um giro do negócio saudável;
  4. Pensar na infraestrutura e ampliação do negócio.

Uma ferramenta ótima, que eu pessoalmente recomendo é o CONTA AZUL. Se você quiser, clique AQUI e solicite um período teste de 7 dias e também um desconto especial para utilizar a ferramenta. Existem planos a partir de R$ 39,90 mensal.

Uma outra alternativa é controlar o dinheiro do seu MEI utilizando uma planilha em excel. Eu fiz uma planilha e vou disponibilizar ela gratuitamente AQUI, é bem completinha e irá te ajudar muito.

Anote tudo que você o que aconteceu na sua empresa, utilize a planilha diariamente. Separe APENAS 10 minutinhos do seu dia para fazer esse controle. Os dados necessários são:

  1. Data;
  2. Cliente;
  3. Descrição do que foi vendido;
  4. Tipo (comércio ou serviço);
  5. Valor da venda;
  6. Forma de pagamento;
  7. Número de parcelas;
  8. Se a nota foi emitida;
  9. Informar se você já recebeu o pagamento.

Com essas informações, será possível ter o controle mensal de tudo que você vendeu e o quanto recebeu. Além disso, você deverá anotar todas as suas despesas.

QUAIS DESPESAS O MEI DEVE CONTROLAR?

Todas. Sem exceção!

Do mesmo jeito que o microempreendedor deve controlar todas as suas vendas, ele também deverá controlar tudo aquilo que for gasto para tocar o seu negócio. Além disso, ele também deverá controlar todas as retiradas que faz para tocar a sua vida pessoal. É necessário que o MEI entenda de uma vez por todas que o dinheiro da empresa é da empresa, e que ele pode fazer retiradas, desde que não comprometa a saúde da sua empresa.

Desta forma, faça os controles necessários da sua empresa e separe as finanças do seu CNPJ MEI das suas despesas de Pessoa Física.

Ficou alguma dúvida? Mande suas dúvidas aí em baixo, teremos o prazer em lhe ajudar.

Obs.: A planilha apresentará um resumo para que você faça a declaração anual do MEI. (Quer mais informações sobre a declaração obrigatória do MEI? Clique AQUI)

Um grande abraço.

Alexandre Silveira

Alê é um entusiasta que te ajuda a construir a empresa e a vida que você ama!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *