fbpx Skip to main content

Vida de empresário: Ter uma ótima ideia é suficiente?

Sem dúvida nenhuma uma das chaves do sucesso é ter uma boa ideia, especialmente no mundo globalizado e competitivo que vivemos, mas será que só isso é suficiente? Como faço pra saber se a ideia é boa mesmo?

Sempre que converso com um cliente em atendimento na consultoria eu oriento na avaliação de ideias de negócio, e essa orientação passa por quatro pontos iniciais. É um modelo que eu construí ao longo desses anos e costumo chama-lo de “RICA”. Os quatro passos são: Resultado, investimento, conhecimento e amor.

 

RESULTADO

Sua ideia de negócio traz algum resultado positivo para alguém? Você vai transformar a vida de alguma pessoa? É extremamente  importante você avaliar o resultado e o impacto que essa ideia de negócio vai causar no mercado. Hoje em dia não há mais espaço para empresas que vendam produtos e serviços, é necessário que a empresa venda resultados positivos na vida das pessoas.

 

INVESTIMENTO

Planeje o seu investimento, saiba exatamente o quanto você precisará para executar a sua ideia. Pouco adianta uma ótima ideia que seja “impagável”. Como dica inicial na consultoria eu costumo orientar que seja feito um esboço com tudo aquilo que é necessário para executar a ideia, depois disso, faça uma lista com o nome dos itens necessários e um orçamento. Esse será o primeiro passo para que você possa conhecer o investimento necessário e também o custo mensal para executar sua ideia.

 

CONHECIMENTO

Devido a minha própria experiência e também por observação dos meus clientes nesses mais de 15 anos de trabalho, para garantir o sucesso da pequena empresa é necessário que o seu criador tenha os conhecimentos e habilidades necessárias para “tocar” a sua empresa. Eu sempre recomendo que o empresário desenvolva características empreendedoras, administrativas e técnicas para aquele tipo de negócio. Você certamente já ouviu aquela frase: “não sabe nem fazer e quer mandar”. Essa frase cabe muito bem para o empresário da pequena empresa. Se você sonha em abrir uma pequena empresa, tem obrigação de conhecer o que fará e as ferramentas necessárias.

 

 AMOR

O amor move as pessoas. O amor move o mundo.
Já pensou em acordar todos os dias da sua vida para fazer algo que não ama, que não lhe traz prazer e sentimento de realização?  Avalie se a sua ideia está alinhada com o que você ama, se sim, você tem grandes chances de estar no caminho certo.

Pessoas movem pequenas empresas que movem o mundo. O amor é o primeiro passo!

Utilize essas dicas e transforme a sua ideia em uma IDEIA RICA. Uma ideia que gere resultado positivo ao próximo, que possibilite o seu crescimento pessoal e profissional, e principalmente que te motive a afirmar que você é feliz com a empresa e a vida que tem.

Um forte abraço.

Receba o material exclusivo:


Alexandre Silveira

Alê é um entusiasta que te ajuda a construir a empresa e a vida que você ama!

Junte-se a mais de 1200 pessoas
Receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *