fbpx Skip to main content

03 Passos essenciais para o controle financeiro da pequena empresa

A dificuldade da maioria das empresas é o fôlego financeiro, e também compreender quais são os primeiros passos para controlar as suas finanças.

Fiz esse material com três dicas importantes que farão toda a diferença na vida da sua empresa.

Controle diário

A frequência é muito importante. Controlar diariamente o seu caixa, o seu banco, seus pagamentos e suas vendas é fundamental para ter sucesso. Observar como é a dinâmica das suas finanças dará a possibilidade de você fazer planejamentos, cortar gastos desnecessários (que normalmente passam desapercebidos), e evitar o pagamento de juros e multas com atrasos. Além disso, é possível fazer uma cobrança efetiva dos seus clientes devedores. Você sabia que grande parte do problema financeiro das empresas está ligado a cobrança dos clientes devedores? Algumas empresas pecam muito e acabam transformando aquela carteira de recebíveis em uma carteira de “não recebíveis” por demorarem muito na cobrança de seus clientes.

 

Separe contas pessoais das contas da empresa

Um dos piores erros que o empresário, especialmente o da pequena empresa, pode cometer é confundir o caixa da empresa com o caixa da pessoa física. De uma vez por todas é importante compreender que a empresa é sua, mas o dinheiro que está nela não. Portanto, defina um pró-labore para você e separe definitivamente as finanças pessoais das finanças de sua empresa. Na maioria das vezes quem está quebrando a empresa é o próprio sócio, e não a falta de lucratividade ou problemas no fluxo de caixa.

 

Conscientize-se

Aqui está a chave principal! Tenha consciência de que controlar as finanças da empresa não é uma bobagem, ou algo que pode ser feito de qualquer jeito. Todo empresário tem obrigação de fazer os controles, se capacitar e desenvolver competências empreendedoras que trabalhem e melhorem o seu envolvimento com as finanças pessoais e empresariais. Não há mais espaço para empresas que não possuem controles efetivos e que o empresário não esteja capacitado e conscientizado para buscar mais e o melhor para as finanças.

 

Siga esses passos, independente do tamanho da sua empresa (pequena, média, grande), e tenha sucesso em sua vida financeira.

 

Se você quiser receber mais 06 dicas para melhorar ainda mais os Controles Financeiros da sua empresa, faça o download abaixo:


Forte abraço.

Alexandre Silveira

Alê é um entusiasta que te ajuda a construir a empresa e a vida que você ama!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *