10 Perguntas respondidas sobre BPO financeiro.

Mesmo sendo uma tendência no mercado, o BPO financeiro ainda gera muitas dúvidas aos empreendedores. Isso acontece pelo fato de que, ao realizar a estruturação do processo de terceirização do setor financeiro, o momento de precificar ou saber sobre a margem de lucro, por exemplo, pode levantar questionamentos para os empresários.

Pensando nisso, respondemos as 10 maiores dúvidas sobre o BPO financeiro para que você entenda melhor. 

Confira abaixo:

  1. O que é BPO Financeiro?

BPO é uma sigla em inglês que significa Business Process Outsourcing, que nada mais é do que uma terceirização da gestão de um determinado processo da sua empresa, nesse caso o financeiro! Sendo assim o BPO Financeiro acontece, em geral, quando se contrata uma empresa terceirizada para realizar a gestão das finanças do seu empreendimento.

  1. Vou aumentar o lucro com o serviço de BPO Financeiro?

O serviço de BPO Financeiro é uma grande oportunidade de ampliar o portfólio da sua contabilidade e aumentar os lucros, trazendo muitas vantagens para você e para seus clientes.

  1. O BPO Financeiro serve para empresas de todos os tamanhos?

A resposta dessa pergunta é: SIM! Independentemente do tamanho ou porte da empresa, diversas atividades importantes podem ser terceirizadas para um BPO. 

Existe uma ideia errada de que um BPO Financeiro serve somente para empresas grandes ou médias. Com toda certeza isso não passa de um mito!

  1. A empresa de BPO Financeiro pode atender também a área de contas a pagar e receber do cliente?

Eliandro Prado afirma que é totalmente possível atender essa demanda no BPO Financeiro. Uma dica é criar processos bem estruturados e investir em sistemas que façam essas cobranças de forma automatizada.

Para que o BPO faça esse trabalho, ele deve administrar os pagamentos dos fornecedores, a folha de pagamento dos funcionários e a gestão de contas de consumo. Além disso, ele realiza também a atualização de recebimentos, manutenção do fluxo de cobranças e controle de recebíveis.

  1. Quais são as principais vantagens em terceirizar o setor financeiro e ter o BPO?
  1. Controle total do fluxo de caixa
  2. Redução de despesas e custos
  3. Grande aumento na produtividade
  4. Ganho em tecnologia (com softwares de ponta à disposição do negócio) 
  5. Maior segurança de dados
  1. O que é mais viável ter o BPO Financeiro ou contratar um time de pessoas para gerir as finanças da empresa?

É muito mais viável ir pelo caminho do BPO Financeiro, pois o empresário fica livre do trabalho de gerir as pessoas, sendo muito mais cansativo e caro!

O BPO é um serviço que proporciona um processo de otimização do setor financeiro de uma empresa, se tornando um serviço muito vantajoso, pois possibilita você agilizar os procedimentos internos, além de economizar dinheiro para todos os setores envolvidos.

  1. Só contadores podem atuar no BPO Financeiro?

Além dos contadores, profissionais da área de administração e pessoas que já atuaram no setor financeiro também podem executar a demanda de BPO Financeiro. A vantagem do contador assumir esse setor é por ele já possuir todos os dados mais importantes do financeiro da empresa. Dessa forma, é possível unir as novas funções com as rotinas contábeis e otimizar o serviço. 

  1. Existe algum risco?

Não existe risco algum em contratar o BPO Financeiro, pelo contrário, esse é um sistema que só traz vantagens ao seu negócio.

Abrace o novo e experimente um jeito mais moderno e prático de gerir financeiro seu negócio!

  1. Quais são as atividades realizadas por um BPO financeiro?

As principais atividades exercidas por um serviço de BPO financeiro são:

Conciliação Bancária

Na conciliação bancária, o BPO realiza a análise de saldos bancários e registro de entradas e saídas.

Realização do fluxo de caixa

Nesta atividade, o BPO financeiro faz a atualização da posição futura de contas e gestão das provisões de desembolsos.

Contas a pagar e a receber

Para que o BPO faça esse trabalho, ele deve administrar os pagamentos dos fornecedores, a folha de pagamento de funcionários e a gestão de contas de consumo. Além disso, ele realiza também a atualização de recebimentos, manutenção do fluxo de cobranças e controle de recebíveis.

Gestão de indicadores 

Nesta atividade, ocorre a realização da construção de indicadores de desempenho financeiro.

Análise de crédito

Aqui o BPO faz a extração de posição negativa em órgão de crédito e avaliação de crédito para a realização de negócios.

Emissão de documentos fiscais

Neste trabalho, o BPO faz o faturamento de vendas e contratos, emissão de boletos bancários e confirmação de recebimento de documentos.

Além dessas principais atividades listadas, existem diversas outras como o Orçamento Empresarial, mas não são comuns em ser feitas.

  1. Em quanto tempo começo a ver resultados positivos com o BPO Financeiro?

O serviço de BPO Financeiro te proporciona resultados logo no primeiro momento, com os software impactando diretamente na produtividade do negócio. 

Se você chegou até aqui e entendeu que o seu negócio precisa de ajuda nesse sentido, clique aqui e veja como podemos te ajudar a crescer. 

Não deixe de acompanhar o nosso blog, pois costumamos postar dicas interessantes para o seu negócio. 

Sua empresa terá profissionais para auxiliar na tomada das melhores decisões, através de análises financeiras. Além de acompanhar as rotinas diárias de seu negócio.

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